Ads 468x60px

THAMCO - Modelos (parte 2)

Thamco Scorpion (1990 - 1994)
O modelo Scorpion foi o grande sucesso da montadora, o recordista de vendas, evolução do Thamco Padron Águia, porém há quem diga que é plágio em partes do modelo Vitória da concorrente Caio. Durante o início da década de 90 uma crise econômica paralisou a empresa por 18 meses, mesmo com a pausa após o retorno da produção dos produtos da montadora, esta sob nova gestão, o modelo continuou sendo bem aceito por empresários do transporte, em seu retorno sofreu pequenas modificações estéticas, ficou conhecido como a 2ª geração do modelo.

Carroceria padrão para o transporte urbano, fabricado também na versão articulada, marcou presença em várias empresas e cidades brasileira, assim como vários outros modelo da marca. O Scorpion utilizava conjunto óptico de automóveis, na 1ª versão ou geração estava presente as lanternas dianteira do Volkswagen Gol (1987), e na 2ª versão ou geração do Volkswagen Gol (1991), as duas versões possuíam lanternas traseira do Gol. Modelo denominado de U58 nas plaquetas de identificação da fabricante.

Empresas Alagoanas que possuíram o modelo: Cidade Sorriso e Eturb (extintas), Cidade de Maceió, Massayó, Piedade, Real Alagoas, São Francisco, e Veleiro.
 
 
 
 
 
Thamco Taurus (1993 - 1996)
Versão inter-city ou intermunicipal do modelo Scorpion, ou conhecido extra oficialmente, Scorpion Intercity, este modelo difere da versão urbana em pequenos detalhes de designer, possui inclinação frontal do teto, e itinerário superior interno ao para-brisa direito, estes detalhes e semelhanças reforçam a tese de muitos que tanto a versão urbana como a inter-city são cópias idênticas do Caio Vitória, visto que a concorrente também possui o modelo intermunicipal com tais características.
 
Carroceria com características urbana, porém configuração rodoviária, utilizada na época para pequenos e médios deslocamentos entre cidades, com eficiência de um modelo urbano porém o conforto de um semi rodoviário,  segue o mesmo processo de construção e utilização de materiais do modelo ScorpionModelo denominado de R97 nas plaquetas de identificação da fabricante.
 
 
 
Fotos: Derles Borges (Foz do Iguaçu - PR) /
José Aparecido: Motorista - El Shammah Transporte e Turismo (Thiago Alex(AllBus) /
Sandro Rufino: Motorista - Empresa São Francisco (Willian Pontual) (AllBus)
Matéria / Pesquisa:
 Thiago Alex (AllBus)
 

SEGUIDORES