Ads 468x60px

THAMCO - Modelos (parte 5)

Thamco Aquarius (1992 - 1996)
Projetado para transporte escolar o modelo foi uma sugestão do Ministério da Educação e Cultura em parceria com a Thamco e a Ford, visavam um projeto que pudesse atender estudantes de áreas urbanas e rurais nas mais diversas condições climáticas e territoriais. O veículo desenvolvido apresentava características semelhantes aos modelos escolares já utilizados pelos norte-americanos, com a tradicional cor amarela, que segundo especialistas serve para identificar e chamar a atenção.
 
O modelo recebeu pela montadora Thamco o nome de Aquarius, seguindo o padrão de nomenclaturas adotada pela empresa, possuía diversas características e tecnologias de modelos da marca, sendo predominante itens do modelo Thamco Scorpion, possuía ainda itens de segurança, porta de emergência na parte traseira, luzes especial de sinalização superior dianteira e traseira, luzes de parada, corrimãos acolchoados, e capacidade para 50 passageiros. Montado sob chassi Ford, era uma adaptação do modelo F-12000 utilizados em caminhões, na versão modificada para uso de passageiros recebeu a nomenclatura B-12000.
 
A pedido da empresa de reflorestamento Aracruz Industria, com sede em Vitória-ES, a Thamco e a Ford modificaram o veículo para versão transporte rural, o pedido era um veículo que transportasse os trabalhadores rurais com segurança e eficiência, transpor pequenos córregos de água, estradas mal conservadas e manter a robustez do modelo, com isto o projeto inicial passou por transformações, recebeu espaço próprio para guardar as ferramentas dos trabalhadores diminuindo o risco de contato e acidente no deslocamento, bagageiros laterais, tanque de água, o entre eixo foi alongado, teve suas longarinas reforçadas, possuía ainda maca retrátil para primeiros socorros, e capacidade para 45 passageiros.
  


Thamco Genesis (1994 - 1996)
No final da década de 80 a empresa já sonhava em um modelo menor de ônibus, este que demorou a sair do papel, foi o único modelo de micro-ônibus produzido pela  montadora, assim como os últimos modelos antes da falência, mediante a crise que assolava a marca o projeto não atingiu as expectativas de lucro com as vendas das produções.
 
O Thamco Genesis era na verdade a restilização do veículo micro ônibus da marca MOV - Industria e Comercio de Carrocerias LTDA, esta vendeu o gabarito e os direitos comerciais e de produção do micro ônibus a Thamco que por sua vez alterou pequenas características a exemplo dos parachoques antes de expor e disponibilizá-lo ao mercado.
 
Carroceria projetada para o transporte urbano, turístico e de fretamento utilizava alguns complementos de veículos de passeio da época, a exemplo o conjunto de lanternas do automóvel Volkswagen Gol (1991).
  

Thamco El Shaddai (1995 - 1995)
Antônio Thamer sócio majoritário da montadora Thamco e dono de um empresa de segurança, pensando na segurança no transporte de valores desenvolveu junto com a equipe da montadora um protótipo de carro forte com mais potência.
 
O veículo foi projetado com motor Mercedes-Benz de 130 cv de potencia de capacidade de transporte de 13 tonelas, opondo-se ao padrão de mercado na época que disponibilizam no mercado modelos com 80 cv de potencia e PTB de 6 toneladas. De acordo com testes internos o veículo suporta projeteis de grandes calibres, a exemplo munição calibre 5.56 de AR-15.
 
Batizado de Thamco El Shaddai o modelo não alavancou as vendas devido a crise administrativa que assolava a montadora, chegou a receber pedidos e gerar a expectativa de produção de 300 veículos num prazo de 90 dias, porém não logrou êxito.

 
Compartilhe sua DÚVIDA, MATERIAL ou SUGESTÃO com o portAllbus através do e-mail: allbus.mcz@gmail.com

Acervos: Adamo Bazani (MemóriaCar / Revista Carga & Transporte)
Fotos: Clébio Júnior / Emersson Ferreira / Ícaro Chagas / Matheus Gonçalves / Ruan Silva / Tulio Machado
Fotos Allbus: Thiago Alex
Matéria / Pesquisa:
 Thiago Alex (AllBus)
 

SEGUIDORES